segunda-feira, 22 de junho de 2015

A MULHER COM FLUXO DE SANGUE: Uma história de fé e superação




Travando uma luta física, Espiritual e Psicológica

 


A história da mulher com fluxo de sangue, consta em três dos quatro evangelhos (Lucas 8:43-48), (Marcos 5:25-34), (Mateus 9:19-22). De acordo com a leitura bíblica essa mulher padecia a 12 anos de uma hemorragia (Mt 9:20). Considerando a época em que essa mulher viveu, é provável que as pessoas evitassem a sua companhia com medo de tocá-la e se contaminar.

Pela a lei de Moises a mulher, quando tiver o fluxo de sangue, se este for o fluxo costumado do seu corpo, estará sete dias na sua menstruação, e qualquer que a tocar será imundo até à tarde (Lv 15:19). Diferente das outras mulheres seu fluxo era contínuo, ou seja, todos os dias durante anos, ela viveu nessa condição lamentável. 

Dessa forma é possível dizer que essa mulher também lutava contra a rejeição, preconceito, abandono etc. A Bíblia não relata seu nome, sua idade, nem seu estado civil. Mas se era casada e se tinha filhos seu sofrimento deve ter sido ainda maior, porque seu estado não permitia a aproximação das pessoas amadas, ou seja, ela não tinha círculo de amizade, não recebia e nem compartilhava seu amor seu carinho de maneira mais íntima e fraterna. Se ela fosse solteira, ter vivido todos esses anos com uma sentença a qual não poderia casar e nem amar alguém deve ter sido devastador.


Mas ela nunca desistiu de lutar por sua cura, percorreu e bateu em todas as portas possíveis, mas parecia não haver remédio, nem solução para seu problema. Ela já havia gasto todos os seus bens com médicos, porém, não puderam curá-la ( Mc 5:26 ; Lc 8:43 ). Sua aparência depois de doze anos de sofrimento, com o fluxo da vida se esvaindo há vários anos deveria ser pálida e sem vitalidade. Seu estado debilitado e aparentemente sem cura poderia ter levado-a uma vida depressiva, uma vez que ela já havia procurado todos os meios para se curar e não obteve nenhuma resposta positiva.
Mas mesmo diante da dor, sofrimento, rejeição e preconceito, ela não se entregou a sua realidade triste e enfraquecida. Mas continuou em busca da sua cura. Essa mulher conviveu com um mal durante doze anos, mas nunca desistiu de lutar contra ele. Todos os lados que percorreu não resolveram o seu problema e aparentemente não lhe restava mais nenhuma saída. No entanto, algo extraordinário acontece, ela olha para cima e sua visão se volta para o alto. Então ela resolve investir em sua última alternativa, buscar em Deus o seu milagre.


Um dia ela soube que Jesus ia passar por certo caminho e não se deteve, e foi a sua procura, crendo no seu milagre “Porque dizia consigo: Se eu tão-somente tocar a sua roupa, ficarei sã” ( Mt 9:21 ). Essa mulher enfrentou a multidão, algo quase impossível para alguém no seu estado e conseguiu tocar nas vestes do Jesus, e imediatamente Ele sentiu um toque diferente e perguntou quem lhe havia tocado. A verdade é que no meio de uma multidão era impossível Ele não ser tocado por alguém. Mas aquele toque lhe surpreendeu e lhe fez parar, Ele sentiu o poder da fé daquela mulher e imediatamente lhe correspondeu e olhando para ela disse: “Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal” ( Lc 8:48 ).

Que história fascinante! essa mulher não se deixou levar pelas circunstâncias as quais lhe afligiam, do contrário teria perdido as forças, sua fé teria naufragado e possivelmente ela não teria recebido Seu milagre.
Quantas vezes perdemos as bênçãos de Deus por incredulidade, mesmo vivendo dentro da igreja? As dúvidas assaltam as nossas forças, o medo de não conseguir vencer a batalha faz a nossa fé minguar e pouco a pouco nos tornamos pessoas aprisionadas psicologicamente e vivendo na maioria do tempo de doutrina sem o fluir da vida.


Essa história mostra-nos uma mulher com um espírito de ousadia, luta e perseverança. Vivendo um quadro que humanamente falando era de abater qualquer ser humano. Todos os lados em que ela se voltava em busca de um refrigério para sua alma já tão cansada e sofrida estavam todos fechados, (os médicos não conseguiram curá-la, as pessoas a evitavam, ela vivia afastada dos seus familiares, o tempo todo sofria preconceito da sociedade, etc). Mas ela vence todo vento contrário que insistia em lhe derrubar simplesmente pela fé. Uma fé que impressionou o mestre.  

 Quantas vezes somos acometidos por situações adversas e perdemos o controle, a força, o foco, a fé e nos deixamos ser aprisionados psicologicamente? O mal que assombrava essa mulher também desencadeou outros males, mas ela não se entregou, lutou com cada um deles e sua história se resume em: UMA MULHER QUE VENCEU PELA FÉ TODOS OS ARDIS DO INIMIGO.

Autoria: Mª Betânia Bernardo


 para nosso deleite espiritual, hino com Eliã de Olivera "Quem me tocou"







sábado, 13 de junho de 2015

RUTE UMA MULHER QUE AMOU ATE O FIM



O AMOR NOS LEVA POR CAMINHOS DIFERENTES 


         


        

              Rute era uma Moabita ( os Moabitas eram inimigos de Israel) o seu povo era adorador do deus Quemos, ela passou a conheceu o Deus de Israel quando casou com um dos filhos de Noemi e passou a conviver com sua sogra, Noemi uma mulher idosa e cheia da sabedoria de Deus, a mesma mudou-se de Belém quando havia muita fome e foi morar em Moabe.


            
  O marido de Noemi morreu, após seus filhos também morrem  deixando três viúvas juntas, “Que tristeza deve ter ficado aquela casa ”. Após este acontecimento Noemi decidiu volta para Israel e pediu que suas noras voltassem para suas famílias, pois ela não teria condições de lhes ajudar nem de proporcionar outro casamento pois já havia passado o tempo de ter filhos.




A bíblia nos mostra o quão  difícil foi a despedida das três mulheres 1:9. E depois de insistência de Noemi Orfa sua outra nora vai embora, Rute insistiu e já havia se decidido em ir com ela 1:18, pela sua insistência Noemi a permitiu ir.
Rute declara seu amor ao Deus de Israel e a Noemi quando diz, Bíblia atualizada Cap1: versículos 16, 17:
Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. 17   Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.

Rute despois a sua vida a favor de Noemi dizendo que onde quer que ela estivesse ou pelo que passasse elas estariam juntas e principalmente adorando ao seu Deus.

Refletindo sobre essa passagem no livro de Rute percebemos um amor sincero, puro da sua parte para com Noemi, por que ela abandonou sua família de sangue para cuidar de alguém que não era da sua família, mas através da sua atitude Deus  abençoou tanto ela como Noemi, mas se pensássemos nesta historia para os dias de hoje será que teríamos tal  coragem e ousadia para tão grande ato de amor quem cuidaria da sogra ou parente depois que seu esposo falecer?
            Nos dias atuais encontrar alguém com o amor e o comprometimento  como o de Rute para com o seu próximos é muito difícil, normalmente nos dias atuais quando falece o esposo (a) praticamente todos os vínculos são cortados, as pessoas passam a não serem tratadas como da mesma família, muitas vezes nem precisar morre para perceber que não existe amor entre os parentes, na realidade as vezes vivem de aparência para agradar ao esposo (a) fingem que se  amam, e algumas vezes não se suportam.

           Meditando em nossa vida espiritual  será que temos tido o destemor e o amor de Rute amando o próximo como a nós mesmo? Por que a bíblia diz que aquele que ama a seu irmão esta na luz, 1 João2; 10 e a luz é o próprio cristo.

Na carta de 1 João ainda diz que aquele que diz que ama a Deus e aborrece a seu irmão esta em trevas 1João 2:9, Jesus disse esse povo me honram de lábios mais seus corações estão distante de mim, que possamos nos alto analisar para não sermos pego nesta palavra.

 Mateus 5:44 e 46
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?

Que tipo de cristãos somos? A bíblia diz que é fácil amar quem nos ama, mas difícil é amar nossos inimigos que nos maltrata Cristo amou a Judas quando o mesmo lhe traiu, Jesus poderia ter o odiado, criticado, mas ele o chamou de amigo. Vamos pratica o amor cristão por mais difícil que seja por que temos um exemplo que é o Senhor Jesus cristo.


Rute simboliza a  nós a igreja de cristo, pois  um dia sevimos a deuses estranhos e não adorávamos ao Deus vivo ,mais quando  o encontramos e passamos a senti-lo e vive-lo poderemos  dizer como Rute: onde quer que tu morreres morrerei e serei sepultada, só que ao contrario dela que se separaria na morte, a morte pra o cristão é a antecipação do encontro com o noivo, Noemi simboliza o Espírito Santo que nos convence e nos tira das trevas, e nos prepara para o dia do casamento, Boaz é um símbolo de Jesus que é o nosso redentor que nos redimi e se agrada de nós mesmo falhos como somos e nos ama,  Belém é a Canaã Celestial que um dia habitaremos e estaremos para sempre com o noivo amado.

A RECOMPENSA DE RUTE FOI MAIOR QUE OS BENS MATERIAIS E POSIÇÕES DELA VEIO A LINHAGEM DO MESSIAS.
AUTORIA: CREMILDA COSMA  
 PARA NOSSO DELEITE ESPIRITUAL HINO  DE ISIS REGINA "CANÇÃO DE RUTE"



sexta-feira, 12 de junho de 2015

ESTER SALVA O SEU POVO DO DECRETO DE MORTE


UM ATO DE CORAGEM, SABEDORIA E INTERCESSÃO


Uma vez que Ester ficou sabendo da trama cruel em que sentenciou o seu povo a morte, seu primeiro passo foi pedi ao seu primo Mordecai que ajuntasse todos os judeus de Susã, para clamar a Deus em jejum por ela, onde também no Palácio ela estaria com suas servas jejuando por três dias seguidos. Para depois ir ao rei, mesmo que era contra a lei do reino, mas ela estava decidida e uma de suas frases que denota sua coragem é essa: se perecer, pereci (Et 4:16-17). Como é bom estar no lugar certo na hora certa, pois quando isso ocorre Deus tem como realizar seus planos em nós e através de nós.
A coragem de Ester está firmada em sua fé, seu pedido de ajuntar todos os que confessavam a mesma fé demonstrou que ela reconhecia que o clamor de um servo de Deus tem o poder de fazer Deus se levantar do trono, no salmo 12 verso 5 diz" Por causa da opressão dos pobres e do gemido dos necessitados, eu me levantarei agora, diz o Senhor; e porei a salvo a quem por isso suspira."  E consequentemente Ele indicaria a direção correta e como ela deveria proceder diante do rei.

As palavras de Ester proferidas diante do rei revelam uma sabedoria suprema de quem realmente estava sendo guiada pelo próprio Deus. A presença dela naquele ambiente o qual só era permitido entrar somente os que eram chamados (Et 4:11), causou grande espanto aos que conheciam as regras do reino e todos temiam sua morte. Mas Deus atendera ao seu clamor e ela alcançou favor perante o rei. Ester confiou nos planos de Deus na sua vida e enfrentou todos os obstáculos corajosamente.            Então, lhe disse o rei: Que é que tens, rainha Ester, ou qual é a tua petição? Até metade do reino se te dará. Respondeu Ester: Se bem te parecer, venha o rei e Hamã, hoje, ao banquete que eu preparei ao rei (Et 5:3-4).

No dia do banquete Ester nada falou em relação ao que lhe afligia, por mais que as palavras do rei demonstrassem seu amor a ponto de entregar metade do seu reino a ela, Ester não se deixou levar por tal estabilidade, mas provou que na verdade sua segurança estava em Deus e sendo assim ela permitiu-se ser orientada por Ele em todas as suas decisões. E provavelmente Ele orientou-a a não falar naquele dia o motivo de tal banquete.   
Quão importante é agirmos no tempo de Deus, aquele primeiro dia do banquete não era o dia certo, os efeitos poderiam não ser os mesmos. Ester poderia ter se deixado levar pela emoção na ansiedade de resolver aquela situação que lhe afligia pelo peso que apresentava, afinal além da sua vida estava em jogo a vida de centenas de pessoas. Mas ela dominou sua ansiedade e pôde ouvir a voz de Deus com bastante clareza e direcionada por Deus,Ester marcou um segundo banquete o qual fez seu pedido ao rei, intercedendo assim pela sua vida e de seu povo (Et 7:3). Falou mais Ester perante o rei e se lançou aos pés; e, com lágrimas, lhe implorou que revogasse a maldade de Hámã, o agagita, e a trama que havia empreendido contra os judeus (Et 8:3).
O rei se enfureceu com Hamã e seu destino foi à forca juntamente com sua casa. Mas parecia que a trama de Hamã iria triunfar mesmo depois de sua morte, porque mesmo que o rei estivesse disposto a salvar Ester e seu povo, seu decreto não poderia ser revogado uma vez que foi selado pelo seu anel. No entanto o rei encontrou uma maneira de reverter à situação a qual escreveu cartas e selou com o anel decretando uma nova ordem que concediam aos judeus de cada cidade que se reunissem e dispusessem para defender a sua vida, (Et 8:10-11). Então no dia treze do duodécimo mês o povo judeu lutou contra seus inimigos e venceu. No dia catorze os judeus descansaram e fizeram dias de banquete e alegria (Et 9:17).
Ester não temeu a sua própria vida para salvar o seu povo, ela poderia ter escolhido permanecer calada uma vez que estava protegida no reino. Mas o seu povo era sua família, eles eram aqueles que professavam a mesma fé, que se reuniam para orar em nome de um único de Deus. Ou seja, ela valorizou mais as riquezas divina do que as riquezas materiais. Sendo assim Deus honrou sua fidelidade salvando o seu povo das garras da morte.
Às vezes perdemos muito tempo com as coisas deste mundo e como consequências ficamos presos a eles. Precisamos ser como Ester em não se deixar levar pela aparente estabilidade das coisas, (riquezas, emprego, sucesso etc). Mas está firmado em Deus que é tudo em todos e de onde vem nosso socorro em qualquer situação. Essa riqueza sim, vale apena possuir porque é eterna.
E você mulher que Escolheu a Melhor Parte estais na posição que Deus ordenou que estivesses? Estais elevando a voz pela muitas vidas que precisam de socorro? A igreja é perseguida, pessoas tem lares destruídos, vidas aprisionadas nas drogas e famílias acorrentadas e você tem feito a sua parte de não se conformar com a condição que essas vidas estão e estais orando e jejuando? E o melhor de TUDO ESTAIS ESCOLHENDO A MELHOR PARTE DESTE MUNDO?
por que Ester agiu como uma advogada por seu povo, assim você também deve ser pelo os seus e os que não são seus, pois esta ação faz uma simbologia  com Jesus que é o nosso advogado 1 João 2:1
MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. 
E o Espírito Santo que intercede a Deus por nós Romano 8:26 : Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.
Isto nos faz refletir o quanto nosso papel como intercessora é de GRANDE RELEVÂNCIA. 
Autoria: Mª Betânia Bernardo




hino para nosso deleite Espiritual :  Amanda Ferrari colunas da igreja