sexta-feira, 12 de junho de 2015

ESTER SALVA O SEU POVO DO DECRETO DE MORTE


UM ATO DE CORAGEM, SABEDORIA E INTERCESSÃO


Uma vez que Ester ficou sabendo da trama cruel em que sentenciou o seu povo a morte, seu primeiro passo foi pedi ao seu primo Mordecai que ajuntasse todos os judeus de Susã, para clamar a Deus em jejum por ela, onde também no Palácio ela estaria com suas servas jejuando por três dias seguidos. Para depois ir ao rei, mesmo que era contra a lei do reino, mas ela estava decidida e uma de suas frases que denota sua coragem é essa: se perecer, pereci (Et 4:16-17). Como é bom estar no lugar certo na hora certa, pois quando isso ocorre Deus tem como realizar seus planos em nós e através de nós.
A coragem de Ester está firmada em sua fé, seu pedido de ajuntar todos os que confessavam a mesma fé demonstrou que ela reconhecia que o clamor de um servo de Deus tem o poder de fazer Deus se levantar do trono, no salmo 12 verso 5 diz" Por causa da opressão dos pobres e do gemido dos necessitados, eu me levantarei agora, diz o Senhor; e porei a salvo a quem por isso suspira."  E consequentemente Ele indicaria a direção correta e como ela deveria proceder diante do rei.

As palavras de Ester proferidas diante do rei revelam uma sabedoria suprema de quem realmente estava sendo guiada pelo próprio Deus. A presença dela naquele ambiente o qual só era permitido entrar somente os que eram chamados (Et 4:11), causou grande espanto aos que conheciam as regras do reino e todos temiam sua morte. Mas Deus atendera ao seu clamor e ela alcançou favor perante o rei. Ester confiou nos planos de Deus na sua vida e enfrentou todos os obstáculos corajosamente.            Então, lhe disse o rei: Que é que tens, rainha Ester, ou qual é a tua petição? Até metade do reino se te dará. Respondeu Ester: Se bem te parecer, venha o rei e Hamã, hoje, ao banquete que eu preparei ao rei (Et 5:3-4).

No dia do banquete Ester nada falou em relação ao que lhe afligia, por mais que as palavras do rei demonstrassem seu amor a ponto de entregar metade do seu reino a ela, Ester não se deixou levar por tal estabilidade, mas provou que na verdade sua segurança estava em Deus e sendo assim ela permitiu-se ser orientada por Ele em todas as suas decisões. E provavelmente Ele orientou-a a não falar naquele dia o motivo de tal banquete.   
Quão importante é agirmos no tempo de Deus, aquele primeiro dia do banquete não era o dia certo, os efeitos poderiam não ser os mesmos. Ester poderia ter se deixado levar pela emoção na ansiedade de resolver aquela situação que lhe afligia pelo peso que apresentava, afinal além da sua vida estava em jogo a vida de centenas de pessoas. Mas ela dominou sua ansiedade e pôde ouvir a voz de Deus com bastante clareza e direcionada por Deus,Ester marcou um segundo banquete o qual fez seu pedido ao rei, intercedendo assim pela sua vida e de seu povo (Et 7:3). Falou mais Ester perante o rei e se lançou aos pés; e, com lágrimas, lhe implorou que revogasse a maldade de Hámã, o agagita, e a trama que havia empreendido contra os judeus (Et 8:3).
O rei se enfureceu com Hamã e seu destino foi à forca juntamente com sua casa. Mas parecia que a trama de Hamã iria triunfar mesmo depois de sua morte, porque mesmo que o rei estivesse disposto a salvar Ester e seu povo, seu decreto não poderia ser revogado uma vez que foi selado pelo seu anel. No entanto o rei encontrou uma maneira de reverter à situação a qual escreveu cartas e selou com o anel decretando uma nova ordem que concediam aos judeus de cada cidade que se reunissem e dispusessem para defender a sua vida, (Et 8:10-11). Então no dia treze do duodécimo mês o povo judeu lutou contra seus inimigos e venceu. No dia catorze os judeus descansaram e fizeram dias de banquete e alegria (Et 9:17).
Ester não temeu a sua própria vida para salvar o seu povo, ela poderia ter escolhido permanecer calada uma vez que estava protegida no reino. Mas o seu povo era sua família, eles eram aqueles que professavam a mesma fé, que se reuniam para orar em nome de um único de Deus. Ou seja, ela valorizou mais as riquezas divina do que as riquezas materiais. Sendo assim Deus honrou sua fidelidade salvando o seu povo das garras da morte.
Às vezes perdemos muito tempo com as coisas deste mundo e como consequências ficamos presos a eles. Precisamos ser como Ester em não se deixar levar pela aparente estabilidade das coisas, (riquezas, emprego, sucesso etc). Mas está firmado em Deus que é tudo em todos e de onde vem nosso socorro em qualquer situação. Essa riqueza sim, vale apena possuir porque é eterna.
E você mulher que Escolheu a Melhor Parte estais na posição que Deus ordenou que estivesses? Estais elevando a voz pela muitas vidas que precisam de socorro? A igreja é perseguida, pessoas tem lares destruídos, vidas aprisionadas nas drogas e famílias acorrentadas e você tem feito a sua parte de não se conformar com a condição que essas vidas estão e estais orando e jejuando? E o melhor de TUDO ESTAIS ESCOLHENDO A MELHOR PARTE DESTE MUNDO?
por que Ester agiu como uma advogada por seu povo, assim você também deve ser pelo os seus e os que não são seus, pois esta ação faz uma simbologia  com Jesus que é o nosso advogado 1 João 2:1
MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. 
E o Espírito Santo que intercede a Deus por nós Romano 8:26 : Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.
Isto nos faz refletir o quanto nosso papel como intercessora é de GRANDE RELEVÂNCIA. 
Autoria: Mª Betânia Bernardo




hino para nosso deleite Espiritual :  Amanda Ferrari colunas da igreja


Nenhum comentário:

Postar um comentário